Milagres acontecem, estou postando de novo pros 3 leitores do meu blog, em menos de 1 mes!
Bem, tendo aulas semanais de Filosofia na escola, não pude deixar de gostar da matéria (por mais que tenha umas coisas um pouco dificeis :P), e estou aprendendo sobre senso crítico e senso comum, realidade, e coisas assim, não lembro os termos técnicos :P
Bom, aqui vai minha interpretação meio generalizada do mito da caverna, de como vivemos em "cavernas" e de como a realidade é muito distorcida.
Primeiro de tudo, acredito que por mais claras que as coisas pareçam, elas podem ser totalmente falsas, enganações e distorções. Inclusive as aulas de filosofia que temos podem ser maneiras de manipular a nós, e talvez os próprios professores tenham sido manipulados. Mas sem teorias de conspiração, senão meu post vai ter menos sentido do que costuma ter. A idéia de vivermos numa caverna é simples: O mundo não é como pensamos que é. Nosso mundo está reduzido a projeções de sombras que vimos na parede da caverna, que metaforicamente equivalem a realidade distorcida que nos é transmitida pela Mídia, esta sendo controlada pelo governo, para mostrar aquilo que os poderes querem que vejamos. É claro que isso as vezes chega a ser uma visão exagerada, pois, apesar de eu estar agora apelando pro senso comum, nós saibamos que, por mais coisas escondidas que existam no mundo, informações secretas e mentiras, nós "sabemos" que tudo a nossa volta é o mais próximo do real que podemos chegar.
Por outro lado, se a realidade for que todos estão fadados a serem escravos de alguma força maior, muitos teriam medo dessa realidade, e iriam preferir viver na sua "caverna", onde se sentiam mais seguros, mesmo que ignorantes. A realidade pode ser considerada algo dificil de aceitar até mesmo pela mais segura das pessoas, pois todos nós estamos acostumados a viver nossa vida do jeito que ela "supostamente" é. Aliás, as pessoas mais seguras possivelmente teriam mais dificuldade em aceitar a realidade, por estarem seguras das "regras" do mundo em que vivemos.
O mais engraçado de tudo isso, é eu falar em realidade como se soubesse qual é a realidade, e eu não faço idéia.
Abraços moderadamente imáginarios a todos.
Graças a minha professora, pretendo filosofar mais durante as férias. xD
Músicas escutadas durante a digitação desse post, em ordem de "ouvição": I Be An Retarded (They Might Be Giants), They Might be Giants (They Might Be Giants), Harder Better Faster Stronger (Daft Punk), Letterbox(They Might Be Giants), Partido Alto(Cássia Eller), Judy(The Pipettes), Não Peide Aqui Baby(Mamonas Assassinas)
Mente Aberta
Um blog, atualizado regularmente (lê-se: Quando eu tiver disposto) que, como diz o nome, dará a vocês uma visão do que passa pela minha mente. Quem gostar, eu convido a sentar e ler, comentar, e, talvez discutir um pouco, trocar idéias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Oh! Serei a 1a a comentar!
Realmente, Filosofia é muito legal, abre a nossa cabeça ( não no sentido literal, peloamordedeus!).
Eu tbm não faço idéia de qual seja a verdadeira realidade ou se isso realmente existe, mas é muito legal pensar e criar teorias e olha só, tem até uma matéria na escola sobre isso!
Esse comentário tbm está totalmente sem nexo xP
Anyway...
Bom, na verdade todos nós estamos numa espécie de sonho coletivo enquanto os robôs nos usam como baterias... hahah xD The Matrix! ok, ok, eu to de palhaçada. Ah, sei lá, acho q nunca conseguiremos enxergar a realidade, porque cada um vê o mundo de um jeito. Mas, pelo menos, é bom analisar as coisas, pra ñ sermos tão enganados quanto todas as outras pessoas ^^
oi mateuszinho, blz?
aqui é o erick era lá do cp2 de são cristovão e que foi pra tijuca.
como o tempo passa o tudo muda...vc, bia e mari estão escrevendo mto bem.parabens!
meu blog: http://penselivreoulixo.blogspot.com/
abraços libertários
Postar um comentário