Mente Aberta

Um blog, atualizado regularmente (lê-se: Quando eu tiver disposto) que, como diz o nome, dará a vocês uma visão do que passa pela minha mente. Quem gostar, eu convido a sentar e ler, comentar, e, talvez discutir um pouco, trocar idéias.

domingo, 17 de agosto de 2008

Argumente, caramba, argumente!

Se tem algo que eu acho ruim, é gente que não sabe discutir. Todo mundo tem que conversar, dialogar, dar opiniões e receber opiniões se quiser ser mais que uma criatura que vê um mundo falso que ser molda como a pessoa quiser. Nós temos que estar abertos ás opiniões dos outros. Nosso mundo é amplo demais pra termos ele da forma que queremos, e precisamos sempre estar atentos para saber mais sobre ele, para podermos viver melhor nele. Estava eu conversando com meus familiares sobre meu gato, Tião, já falecido, lembrando momentos engraçados. Até que um fala "Se é pra ter bicho pra ele morrer e a gente ficar sofrendo assim, melhor não ter."
Respondi: "Não é sofrer, é ter boas lembranças."
Daí ele estourou. Começou a dizer que sempre tenho um jeito pra responder aos outros, que não dá pra conversar com adolescente, que tudo eu discordo.
Enfim. Parei, não respondi nada, pra não estressar ele mais ainda. Mas pensei comigo que algupem que conversa, deve esperar ter uma resposta, e deve esperar que essa resposta discorde de sua opinião. Imagine isso:
"Sabe, eu acho que Piraporinha do Iguaçu é o melhor time do mundo."
"É, concordo."
"Eu também."
E todos concordando. Qual seria a graça de haver times, se só gostam do Piraporinha do Iguaçu? Qualquer um, ao conversar, deve saber receber opiniões contrárias. Ás vezes sou acusado de sempre proteger meu ponto de vista veementemente e dizer que os outros estão errados. Mas os outros não estão fazendo exatamente isso? Certa vez, tive uma conversa mais ou menos assim com meu irmão (n lembro direito, n lembro sequer se era sobre o governo, mas era algo do tipo, substituam X e Y por coisas genéricas: "Não vejo necessidade do governo fazer X"
Ele responde "Claro que há necessidade, se o governo não fizer isso, Y vai dar errado, e aí a economia vai cair!"
"Mas se o governo fizer X, a economia vai subir temporariamente e cair rapidamente!"
"PORQUE VOCÊ SEMPRE DEFENDE SUAS IDÉIAS SEM SE IMPORTAR COM AS PROVAS DE QUE ELAS ESTÃO ERRADAS?!?!?!"
Aí começa o estressa, ele diz que argumento mal e burramente, minha mãe se estressa, manda a gente calar a boca, e la vamos nós. 5 minutos depois estamos contando piadas uns pros outros, somos uma família feliz. xD

Enfim, o mais importante é saber argumentar, saber defender seus ideais, e ainda assim aceitar os ideais dos outros, sem viver a mercê do que eles dizem.


Abraços moderadamente imáginarios a todos.

Músicas escutadas durante a digitação desse post, em ordem de "ouvição": Smell Like Teen Spirit (Nirvana), De Esquina (Cássia Eller), They Might Be Giants (They Might Be Giants), Infinita Highway (Engenheiros do Hawaii)

6 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, concordo em gênero e número degrau. XD
Existe uma certa amiga minha que é assim:
Eu: - Eu acho isso.
Ela: - Aff, que horror! Você é maluca! Blá blá blá!

Algum tempo depois:
Ela: - Eu acho isso.
Eu: - Ah sei lá, eu...
Ela: - Cala boca, essa é a MINHA opinião e ponto.

Acho que é auto-explicativo, não?
Abaixo as pessoas que não sabem argumentar (e não tem educação, né?)...

Erick Macau disse...

a argumentação e a tolerância são artigos em falta no mercadinho da esquina...Torçamos p/ a humanidade mudar.

abraços libertários

Beatriz Felix disse...

É, tem gente que não aceita a opiniçao dos outros. Eu, pelo menos, tento xD tente não se estressar tanto, afinal elas devem pensar mais ou menos do mesmo jeito que você. Sim, parece que não, mas elas querem que você espere ser contrariado. o problema é que ELES não esperam ser contrariados xD bom, fazer o que... como diz a Isis, "é a vida" =D

Mari disse...

Tá, admito. Eu sou uma das pessoas que não sabem argumenta, ou sei. Droga, não sei se sei ou não u.u. Ser contrariado é chato, mas é necessário, só assim levamos aqueles belos tapas na cara para acordar e " perceber que a estrada vai além do que se vê". Mas todos somos um pouco os chatos, vamos aprendendo de pouco em pouco todo dia.

Lívia Silveira disse...

Pior mesmo quando vc é o do contra e sempre tem que argumentar! Mostrar o lado da moea que os outros não gostam, não acreditam ou simplesmente nao querem saber!
hehe
Adorei o seu blog! Parabéns!

Erick Macau disse...

ta na hora de postar de novo.rsrsrs

Add to Technorati Favorites