Mente Aberta

Um blog, atualizado regularmente (lê-se: Quando eu tiver disposto) que, como diz o nome, dará a vocês uma visão do que passa pela minha mente. Quem gostar, eu convido a sentar e ler, comentar, e, talvez discutir um pouco, trocar idéias.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Futuro e Passado

Imagino que todo mundo na faixa de idade dos adolescentes (como eu) também pensem no futuro. Sempre fiz planos (Quero ser programador, emprego de nerd), mas as vezes penso em possiveis contratempos, o mundo está mudando, e se quando eu for adulto o mundo estiver concentrado em tentar salvar o pouco de agua e o emprego que quero estiver desvalorizado? E se eu não chegar a conseguir uma boa faculdade de programação, e se acontecer algo entre tudo que pode acontecer?
É uma coisa muito estranha, não saber o que vai acontecer, mesmo que sempre tenha sido assim, eu nunca pensava no futuro antes de ter 12 anos, e agora que penso, vejo como ele é incerto, mesmo com todos os planos...
As vezes dá a impressão de que não é assim com todo mundo, mas pode ser só impressão mesmo, não é só a gente que não sabe o que fazer e o que vai acontecer. Eu pessoalmente planejo um futuro estável, com um emprego que dê um dinheiro bom (que nunca faz mal) e uma família. Espero que tudo vá de acordo com os planos.

Rever o passado também é comum, mas dá a sensação de que você é um completo idiota por ter feito "isso" quando "aquilo", dá uma vontade de voltar, refazer, se errar, re-refazer, até dar certo e é bem chato saber que é impossível, é assim com todo mundo, todos se arrependem, mas nunca achei bom remoer o passado demais, pode fazer um mal danado, é como um vício, quanto mais você remoe, mais você quer, e lembra de mais coisas para remoer e isso vai dando uma tristeza ao pensar na vida melhor que você levaria, sem lembrar que se você não houvesse cometido alguns erros, você não teria muitas coisas que tem hoje, como amigos que não teriam te conhecido caso você aceitasse mudar de escola, ou coisas maiores, como o amor que você não teria sem ter perdido um outro antigo.

É isso aí galera, obrigado a quem leu (ou não) e até já.
PS. Visitem o TudoJunto por favor, idéias loucas de gente doida!

8 comentários:

Beatriz Felix disse...

Poxa, mto louco seu post... mas concordo totalmente. Eu, principalmente, q sou uma pessoa cheia de dúvidas. O q eu sei é q, por mais erros q a gente teha cometido, ou por mais que tenhamos nos ferrado, pelo menos aprendemos alguma coisa com cada tombo. E o futuro? Ah, nem se eu tivesse bola de cristal iria ver, pq aí ia perder toda a graça. É só ter fé em si mesmo e seguir em frente, q com certeza o seu futuro vai ser bom....
ah, e qnto a disputa por água... nosso país concentra 13% da água potável do planeta, então a menos q os EUA saiam tomando tudo, o q lutaremos muito pra ñ acontecer, teremos água o bastante para viver até uns 100 aninhos ^^. Nunca se esqueça: a invenção é filha da necessidade, então, sempre acharemos um jeito. SEMPRE.
Desculpe o coment looongo, mas esse texto mereceu! Bjs!

Kelly disse...

O futuro é bem incerto msmo, mas é justamente aí que tá a graça rs! já pensou se daqui há uns 5 anos, ao inves de programador, vc se "trombasse" na rua com um caça-talentos de alguma emissora de TV e fosse convidado a realizar um teste pq vc tem a cara de um personagem que foi criado para uma série ou novela rs?! Agora imagina se vc já soubesse de tudo isso no dia de hoje... não ficaria surpreso na hora que acontecesse o convite! entendeu o que eu quis dizer rs? São as surpresas e as ironias que deixam a vida emocionante, não se preocupe com o futuro, nem com o passado, apenas seja feliz hoje e seja lá qual for o rumo que a sua vida tomar eu desejo boa sorte! bJx t_+
http://beijodemorango.weblogger.net

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Mateusófilo!
Não se preocupe com o futuro, nem com o passado, o negócio é o presente, presente de Natal! rsrsrsrs
Mas é verdade, se preocupar com o futuro faz acelerar certas coisas: queda de cabelo, úlcera, unhas no sabugo, estresse, isso tudo aí e muito mais. O negócio é viver o agora evitando fazer besteiras que compliquem o que está por vir; é experimentar as coisas sem medo, mas sem servir de cobaia, passivamente, aprender com os seus erros e com os erros dos outros; ouvir com paciência aqueles que tem mais experiência e tirar daí o mlehor proveito; é viver com gargalhadas e provocar o sorriso nos outros; é procurar, sempre, ser bom, bacana, legal com todo mundo, mesmo com aquele babaca que te chamou de nerd-magricelo-mané-cabeção-otário, porque são esses que mais precisam da sua boa alma. E da sua mente aberta.
Abração!
Marcello

Unknown disse...

Adorei seu post. Adorei mesmo! Mas no meu caso o que é ruim é que eu prefiro (não é que eu prefira, é que eu mais costumo fazer) olhar o passado. E cada vez mais, remoo as coisas que fiz de errado... Mas é por causa disso que passei a me arrepender das coisas que eu NÃO faço (y). Pensar no futuro... Eu costumo a sonhar acordada, mesmo. Pensando em coisas que eu gostaria que acontecessem, mas é porque eu realmente não sei do meu futuro. Não sei em que vou me formar, se quero me casar, se quero ter filhos... Planejar o futuro fica complicado assim. Obrigada pelo comentário no meu blog! Eu concordo com o que você disse, mas a consientização das pessoas está cada vez mais difícil... E a dessalinização (concordo, muito difícil de escrever) tira todos os nutrientes que a água tem, ou seja, beber água sem sal não vai dar os nutrientes que a água "normal" dá pro seu organismo. É triste, mas é a vida. Beijos, vou voltar aqui mais vezes.

P.S.: Difícil comentar aqui, viu? Se você não sabe quem eu sou, sou a Biah, do www.bia.lokinha.zip.net. Aliás, você tem MSN?

Wanderson "Wans" disse...

Cara, ótima reflexão. Porém acho que tudo deve ser em função de se viver bem o presente, afinal este tempo é o único que existe. O passado se foi, o futuro depende de um bom presente. Nunca deixe de refletir, e que essas reflexões te ajude a encarar tudo sem medo.
Abraço.

Fernando Medeiros disse...

Hey Matheus ^^v aki é o Abaura do Idéias Abaurônicas.

Muito bom seu post... eu tbm não costumava pensar pra frente... mas é uma questão de fases... agora q eu to no 3º colegial parei pra pensar que no fim do ano eu terei que fazer o maldito vestibular que decidirá todo o meu futuro --" mas vamos que vamos... o importante é ter confiança e não se arrempeder do que fez e sim do que deixou de ser feito ^^V

Até mais ^^V

Mari disse...

Passado, presente e futuro são três palavras mas parece que são só uma, tempo. Eu sou uma pessoa que, como vc disse, adora remoer o passado mas ao invés de ficar chateada eu começo a rir e achar engraçado e como me fu** com as coisas-devo ser doida mesmo-, assim eu aprendo mais e riu mais também. Agora já com o futuro ihhh, melhor eu parar de pensar. Antes de pensar em que carreira seguir só queria uma, e isso já tava muito bom. MAs para que eu fui pensar, agora eu quero fazer qatro!!! MAs como vc disse o futuro é incerto e só o presente é que conta, mas bem que podia viver uns cem anos e fazer as quatro carreiras, falar umas cinco linguas, conhcer o mundo todo(antes que exploda ou vire um grande deserto sem água ou um mundo com água demais)srsrs bjs

Unknown disse...

Gostei muito do seu post...Acho que é um (grande) resumo do que eu tenho pensado desde o ano passado. É tão estranho pensar que eu esse ano vou terminar o ginásio. >.< E também é estranho saber que daqui a alguns anos eu estarei saindo do cp2 :'(

Mas, acho que o ser humano tem uma enorme capacidade de se adaptar às mudanças, tanto físicas quanto emocionais. Então, não é legal se preocupar tanto assim com o lance da águaa, mas é claro que umas medidas legais como não desperdiçar são muito bem aceitas. Acho que o planeta agradece ;)

Add to Technorati Favorites