Mente Aberta

Um blog, atualizado regularmente (lê-se: Quando eu tiver disposto) que, como diz o nome, dará a vocês uma visão do que passa pela minha mente. Quem gostar, eu convido a sentar e ler, comentar, e, talvez discutir um pouco, trocar idéias.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A Oi fazendo seqüestro de DNS

Olá, leitores, e antes de qualquer coisa, mil perdões. Fiquei simplesmente com preguiça de postar.

Mas algo alarmante que vem acontecendo, é o seqüestro de DNS da Oi. Então vocês perguntam: "Tio Rambo, o que é DNS?".
DNS significa "Domain Name Resolver", e serve para o seu navegador descobrir pra que site ir. Por exemplo, quando você digita "http://tudojuntoblog.blogspot.com", o seu navegador vai e pergunta pro DNS qual é o IP do TudoJunto. Aí sabendo o IP, o navegador pode acessar o TudoJunto! Que maravilha, navegador inteligente!
Acontece, que quando você digita um endereço inexistente, o DNS não encontra nada, e aí pode acontecer uma das 3 coisas seguintes:
1) Um erro 404, dizendo "Página não encontrada".
2) O Mozilla Firefox joga o endereço no google, e abre o primeiro resultado que encontrar.
3) O Internet Explorer tenta achar endereços similares (em geral adicionando .com, .net e .org ao que você digitou).
Ouuuu
4) Você é redirecionado pra um site imbecil do seu provedor (Oi? Telecom? Speedy? Tanto faz!) que não ajuda em nada, e tira as funções que o seu navegador pode ter para resolver o problema de não achar o endereço.
Se eu digito "www.parem-de-sequestrar-meu-dns.com.br", sou redirecionado para Essa Babaquice. Sem o meu Firefox poder procurar o endereço no Google.

Isso além de tirar uma funcionalidade, é puramente irritante. Você perde o direito de utilizar a sua internet do jeito que você quer, é quase como um Spam.
Gostaria de declarar aqui uma guerra ao seqüestro de DNS, com o Rambo eles não brincam!

Abraços a quem leu. Vamos acabar com o seqüestro de DNS!

6 comentários:

Unknown disse...

Kra, muito maneiro seu artigo...
Já tinha percebido isso que ao invés deles me mostrarem minha preciosa pagina 404, eles me mandavam aquela merda de pagina da oi...

Isso é um roubo! E o pior é q me disseram que a Brasil Telecom tbm entrou nessa!!!

Era soh oq faltava! Dakiapoko eu vou denunciar no ABUSAR.ORG!!!

PS: É o espeto q tah falando! XD

Mari disse...

HAUHSUAHS VAI, RAMBO, METRALHAAAAAAAAAAAAAAA.. Tá, no meu não tem isso Lol.. O precioso termo "erro 404"(que na verdade eu odeio...) aparece normalmente..xD

Erick Macau disse...

hahahahaha
q bizarro!!!!!
rsrsrsrs
abraços libertários

Anônimo disse...

O pior problema é que sistemas que precisam sabem se houve retorno de uma página válida ou não ficarão sempre recebendo retornos de IPs válidos (IP que a página de SPAM deles possui).

Consultor Cristiano Alves disse...

Então façam o seguinte: usem um DNS alternativo, ao invés de navegarem com o dns da operadora, pois como todo bom e informado usuário sabe, nos dnss das operadoras é praticado o famoso traffic shapping, que é a redução ou congestionamento ou gargalo de rede, e ao usar um dns alternativo (OpenDNS, DNSAdvantage, GIGADNS, comodo DNS e agora o Google Public dns) vc fica protegido contra essa "Babaquisses" da net... taí a dica, sigam se quiser...

Consultor Cristiano Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Add to Technorati Favorites