Mente Aberta

Um blog, atualizado regularmente (lê-se: Quando eu tiver disposto) que, como diz o nome, dará a vocês uma visão do que passa pela minha mente. Quem gostar, eu convido a sentar e ler, comentar, e, talvez discutir um pouco, trocar idéias.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Jogos Antigos

Bom, pra competir com os outros blogs do News Team, alguns dos quais postam diariamente, estou fazendo esse post.
O tema não é dos mais comuns aqui no MA-RN, mas vou falar de jogos. Mais precisamente, jogos antigos.
A começar por jogos de "Point and Click". Esses seriam os jogos (em geral de investigação, ou aventura, ou coisa assim) em que você deve basicamente apontar e clicar. Soa ridiculamente chato, não? Mas não é! Jogos point and click em geral são desafiadores, pois você deve imaginar como resolver determinada situação, por exemplo, como prender um cachorro assassino que te atacaria se você chegasse perto de um lugar em que você tinha que chegar. Isso é no Full Throttle, jogo Pós-Apocalíptico da Lucas Arts, que envolve motos, gangues de motoqueiros, lutas na estrada, e apontar e clicar.



Full Throttle

Um bom jogo Point and Click pra quem se interessou e quer testar sem lançar mão do advento da pirataria, pode ser o "The Visitor" (em inglês). Você deve guiar um parasita alien pela terra. Tem cenas meio pesadas, se não me engano você explode um rato, ou algo assim.

Temos também o pai do Point and Click, que seria o Text Adventure. O Text Adventure é feito todo em texto, que em geral descreve o lugar onde você está, as saídas possíveis e os objetos próximos. Então espera sua ação. Você digita a ação, e o jogo reage como necessário, exceto quando ele não reconhece o que você digitou. Nunca soube de um desses em português, mas tem vários em inglês por aí, já que são fáceis de programar. Um que tem online é o Thy Dungeonman 3. Pode ser meio difícil por usar um inglês meio zoado, fingindo ser o inglês arcaico, tente não pensar logicamente jogando esse jogo, ele é Non-Sense.

Vamos um pouco mais a frente, e teremos o Arcade: começando pelo adorável Asteroids. O Asteroids era um jogo simples, feito em vetor, que funcionava basicamente assim: Você tinha sua nave (um triângulo), e tinha que atirar nos asteróides (formas estranhas). Os asteróides se quebravam em vários, então você tinha que atirar mais ainda, até transformar cada um em poeira. Mas sempre apareciam mais, e você tinha que manobrar, desviar, fazer voltas complicadas, e entrar de um lado da tela pra sair do outro. Jogue Aqui.


Tem o Clássico Pac-Man, onde você é um carinha redondo amarelo que vive num labirinto fugindo de fantasmas e comendo quadradinhos brancos (e fazendo um barulhinho tipo "wakka wakka wakka". Imagino que não tenha como descrever ele, então vou só postar uma imagem. Jogue aqui


Tem o mais clássico ainda Tetris, em que você deve encaixar blocos de formas variadas para formar linhas, as linhas, quando formadas, somem e te dão pontos. A cada bloco que cai, a velocidade aumenta, chegando ao ponto da impossibilidade. Esse foi o primeiro jogo a realmente virar um febre, todos jogavam, tinha um em cada casa de arcade, e recordes sendo quebrados toda hora. Tinha gente que de tanto jogar via os blocos do jogo ao fechar os olhos, ou via blocos embaçando a visão na rua. (Não to brincando, muita gente relatou isso). O jogo era lucro certo pras casas de arcade, e originou muitas variações, que tinham a mesma idéia do Tetris original com pequenas variações. Jogue aqui.

Versão Moderna do Tetris.

Depois chega a era do Atari, mas não vou falar disso aqui e agora.

Abraços moderadamente imaginários pra quem leu. E um "GRAAAAAAAH!" do Rambo!
Músicas escutadas nesse post: Bad to The Bone (George Thorogood), Top Gear 2 Theme, Lá Vem O Alemão (Mamonas Assassinas), Contrecouo (They Might be Giants), Não Peide Aqui Baby (Mamonas Assassinas), Andrea Doria (Legião Urbana)

4 comentários:

Mari disse...

...e tem o the riddle, que todo mundo desiste de jogar por sempre nos irritar...xD Eu AMO TETRIS, mas eu nunca vi as peças ao fechar o olho ou em qualquer parte. Ainda bem, já basta ver, as vezes, embaçado, imagina com um bando de bloquinho caindo...pufff

Anônimo disse...

Tetris é o poder e tenho dito!

Erick Macau disse...

gosto mais é de atari e pacman
abraços

Laura Frazão disse...

Gostei do gosto musical. E joguinhos de point and click são incrivelmente viciantes. Principalmente quando não se tem mais o que fazer....

Add to Technorati Favorites